Categorias
Linux Media Player Ubuntu

Como instalar o VLC Player no Ubuntu e derivados

Fala comigo, beleza?!

Mais uma postagem bacana, e hoje eu vou ensinar como o instalar o VLC na sua distribuição Linux Ubuntu, e em seus derivados (Mint, Pop_OS, elementary etc).

Derivados do Ubuntu, são distribuições que foram criadas por cima do Ubuntu, ou seja, utilizando o Ubuntu como base. Então, se sua distro é baseada no Ubuntu, esse tutorial também serve para você.

Pra início de conversa…

O que é o VLC?

VLC Media Player é um software criado para reproduzir arquivos de áudio e de vídeo. E ele faz muito mais do que só isso. O mais legal dele, é que ele conta com seus próprios Codecs, ou seja, assim que você instala, ele já trás tudo que é necessário para rodar os principais tipos de arquivos de mídia. Show, né?

Vamos supor que você tenha um arquivo de vídeo que você gravou no celular há muito tempo atrás e ele não abre em media player nenhum. As chances de você instalar o VLC Media Player e ele conseguir reproduzir são muitas. Experiência própria!

Só uma dica…

Uma dica importante, é que ele instala os Codecs dele, e para ele! Sendo assim, instalar o VLC não vai fazer com que os seus outros media players previamente instalados passem a “reconhecer” ou a “reproduzir” o arquivo, OK?

Tudo explicado, vamos instalar!

A nossa instalação sempre será via terminal, porque é mais rápido, fácil e prático! Abra o terminal do seu Linux e digite:

sudo apt install vlc -y

O sudo é o comando de super usuário, para realizar modificações na sua máquina. Sem isso, o próximo comando, apt, não vai funcionar.

O apt é o gerenciador de pacotes (um deles) do Ubuntu. Junto com o comando install, ele instala os pacotes (softwares) na sua máquina Linux. E ele funciona em todas as distros derivadas do Ubuntu.

O vlc é o nome do pacote que você quer instalar, e o -y é uma auto-confirmação. Significa que ele não vai te perguntar nada, apenas vai instalar e pronto!

Finalizando a instalação, ele está pronto para ser utilizado. Posso lhe ajudar em algo mais?

Por Raphael Cabral

Carioca, cristão, casado, desenvolvedor web, apaixonado por música e tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.